Simulação virtual para avaliação dos futuros técnicos de enfermagem

Antonio Valerio Netto
2 min readJul 13, 2022

--

Artigo publicado na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (v.7 n.1) da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresenta o desenvolvimento de uma plataforma educacional que emprega uma metodologia andragógica baseada em Problem Based Learning (PBL) e Realidade Virtual (RV) aplicada para capacitar alunos de cursos técnicos de enfermagem com relação aos procedimentos de rotina operacionais do seu trabalho em campo. O tema abordado foi o treinamento de cateter venoso periférico. Esse tema faz parte da ementa da disciplina de fundamentos de enfermagem dos cursos técnicos de enfermagem.

Para o desenvolvimento da solução foi utilizada a metodologia IVPM2 (Iterative & Visual Project Management Method) que se baseia nos princípios e práticas do gerenciamento ágil de projetos. O método possui cinco fases: visão, concepção, projeto detalhado, validação interna e externa, e por fim, encerramento e adoção. Foram realizados testes de usabilidade para validar a aplicação da plataforma e verificar a aderência da metodologia proposta junto ao público alvo.

O projeto de pesquisa que foi financiado pelo programa PIPE FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) buscou promover a personalização do ensino de cada aluno acompanhando seu nível de desempenho. A mesma empregou um processo de construção de conteúdo andragógico com o objetivo de auxiliar na verificação se o futuro profissional está preparado para agir corretamente e tomar as decisões assertivas, ou mesmo, se está engajado em seu trabalho rotineiro. Diante disso, a premissa do projeto está em colocar o aluno em situações simuladas modeladas conforme a metodologia ativa para que ele possa ter uma atitude, verificando se a mesma está adequada ou não conforme o enredo do roteiro do módulo de treinamento.

Para ter acesso aos resultados do artigo utilize o link: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/71983

--

--